O Movimento Universidade em Debate pretende criar através de inserções virtuais e no campus universitário a reativação do movimento estudantil na PUC-Rio. Nos últimos anos o M.E. da PUC-Rio vem passado por um constante processo de desmantelamento e de submissão à jogos políticos partidários e institucionais. Acreditamos, como pode ser visualizado em nossa carta de princípios, que o movimento estudantil real é aquele organizado pelas bases, ou seja, pelos próprios alunos e trabalhadores das universidades.
Pretendemos chamar e construir com os alunos uma concepção de universidade num ponto de vista integrador, fomentando debates, palestras, festas, gincanas e todo o possível para criar uma consciência estudantil que crie pautas conjuntas de atuação e intervenção social e universitária. O movimento estudantil é tão desvalorizado nos dias de hoje que cada vez mais abre portas para os empresários da educação transformar os alunos em clientes e a universidade em prestadora de serviços. Educação não é mercadoria e a Universidade PUC-Rio não é e nem será uma empresa.
A criação de uma universidade democrática, plural, ativa e gerida pelos próprios alunos e trabalhadores é fundamental para sairmos da perspectiva mercadológica da educação. Precisamos de uma educação popular com corte de classe a serviço das bases e dos trabalhadores. Para isso convidamos os alunos interessados a ler nossa carta de princípios e a procurar algum dos membros do movimento para compor esta força renovadora que vem se construindo dentro da PUC-Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário